Coordenada pelo historiador Francisco Pinheiro, a publicação com 100 páginas, recorda os nomes de todos os dirigentes da AF Coimbra entre 1922 e os dias de hoje num percurso que o presidente da Assembleia Geral da AF Coimbra, Horácio André Antunes, considera recheado de grandes momentos no fomento e coordenação de todo o Futebol Distrital.

O dirigente recorda os feitos dos Clubes, nalguns casos a nível nacional, de que são exemplos as vitórias da Académica na Taça de Portugal e a presença na 1.ª Divisão e Primeira Liga de Académica, U. Coimbra e Naval, sem esquecer as “estórias inolvidáveis dos grandes dérbis distritais”.

O “levantamento minucioso e exaustivo” da história da AF Coimbra, corporizado no primeiro livro agora publicado, serve de lançamento às Comemorações do Centenário a realizar em 2022 com o objetivo de homenagear Clubes, Dirigentes, Técnicos, Atletas, Árbitros, Entidades, Empresas e Cidadãos a título individual que contribuíram para o desenvolvimento do Futebol a nível distrital.

“Fernando Pessoa escreveu que uma família é mais do que a afinidade do sangue, deve ser também uma afinidade de temperamento. Ora, é precisamente esse tipo de afinidade – em prol do futebol – que fez da Associação de Futebol de Coimbra uma grande família desde 1922”, conclui o presidente da AG da AF Coimbra.