A sessão de abertura contou com a participação, em Coimbra, do presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira e do presidente da AG da AF, Horácio André Antunes, enquanto que em Tábua marcaram presença o vice-presidente da CM Tábua e vereador do Desporto, Ricardo Cruz e o vice-presidente executivo da AFC, Luís Teixeira.

Na ocasião, José Pereira, presidente da ANTF, e Horácio André Antunes, presidente da AG da AFC, que agradeceu o apoio da CM Tábua, sublinharam as vantagens e a importância da formação na evolução das carreiras dos candidatos a treinadores, tendo identificado a qualificação dos técnicos como um pilar fundamental no desenvolvimento do futebol e do futsal.

Por seu turno, Ricardo Cruz, vice-presidente da CM Tábua, salientou a colaboração entre a Autarquia e a AFC, bem como a utilização das novas tecnologias na iniciativa formativa da AFC a que atribuiu um feliz simbolismo no dia do início em Lisboa da Web Summit.

Luís Teixeira, vice presidente executivo da AFC, enquadrou a criação e o funcionamento, em Tábua, de uma das turmas do curso de treinadores na politica de descentralização assumida pela Direção da AFC e que em breve, também com a colaboração da CM Tábua, conduzirá à criação do Centro de Treinos para árbitros de futebol, o que permitirá diminuir assimetrias, aproximando o interior do distrito da oferta formativa existente no litoral.

Após a sessão de abertura decorreu a primeira aula que foi dedicada à Pedagogia do Desporto, tendo como formador Luís Félix.