Acreditada pelo IPDJ, a agenda de trabalho da ação formativa incluiu um capítulo teórico, no auditório do ISCAC, e uma sessão prática, no campo sintético da AD Souselas.

Vítor Baía, mentor do projeto, e os técnicos das seleções nacionais Edgar Borges, Pedro Roma e Fernando Brassard partilharam conhecimentos em duas sessões dinâmicas e que agarraram a assistência.

Após 15 ações realizadas e 1500 técnicos envolvidos, Vítor Baía sublinhou "a aceitação e a qualidade do trabalho desenvolvido no Projeto 1, quer com os técnicos, quer com os guarda-redes convidados", acrescentando que a aposta da FPF é tornar o nosso país uma referência a nível europeu no treino do derradeiro obstáculo dos avançados.

A certificação pela UEFA dos técnicos de guarda-redes está entre as preocupações de Vítor Baía que não desiste de "colocar no lugar a que têm direito os técnicos que realizam um trabalho especifico e fundamental".

O antigo internacional português elogia o contributo e a abertura da AF Coimbra neste projeto formativo e assegura que só através do trabalho e da colaboração entre todos os agentes é que será possível construir clubes e seleções cada vez mais fortes.

Por parte da AF Coimbra, o presidente Horácio Antunes, o diretor executivo Luís Teixeira e o coordenador técnico Amaro Ferreira acompanharam de perto as sessões realizadas.

Segundo o presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes, a aposta na qualificação de todos os agentes ligados à modalidade é para manter, já que o futebol distrital "precisa de mais e de melhor formação".

Tomando como exemplo a ação realizada no passado fim de semana, que contou com alguns dos melhores executantes na posição de guarda-redes, o dirigente da AF Coimbra defendeu projetos similares para defesas, médios e avançados e lembrou a aposta da associação conimbricense no trabalho de base, cujo resultado está à vista nas várias equipas de petizes e traquinas em atividade.

"Este é um trabalho especifico que vamos manter com a ajuda dos técnicos da FPF, de modo a garantirmos um melhor futuro para o futebol distrital", concluiu.

 

o o o o o