A seleção da AF Coimbra perdeu 5-1, com a congénere do Porto, no Pavilhão do Vilaverdense, num dos encontros que definiu as participantes na Fase Final do Torneio Nacional, em futsal feminino. Na outra partida, a Seleção de Vila Real não deu hipótese à Seleção de Aveiro, vencendo, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, por 5-0.
Nos restantes encontros da última ronda, Viana do Castelo venceu Bragança, por 5-2, Viseu triunfo na partida com a Guarda, por 5-0, e perdeu, por 1-0, na marcação de uma livre direto, após o final do tempo regulamentar com Braga, que, por seu turno, derrotou a Guarda por 5-0.

A equipa orientada pelo selecionador João Oliveira, que iniciou o jogo com Maria Ferreira, Marisa Fernandes, Rute leitão, Ana Mendes e Andreia Dallot, não resistiu ao maior poder físico e técnico da equipa nortenha, com destaque para a capitã Isabela Pereira.

Em dois lances de belo efeito, construídos por Isabela Pereira e concluídos com classe por Joana Neves e Sara Cruz, a seleção do Porto construiu uma vantagem confortável na fase inicial do 1.º tempo, que ampliou ainda antes do intervalo com Isabela Pereira a assinar o 3-0.

As conimbricenses dispuseram de duas oportunidades soberanas, mas não acertaram no alvo, pelo que ao intervalo o resultado refletia a diferença na eficácia e no entrosamento entre as duas equipas.

No início da 2.ª parte, a seleção da AF Coimbra alterou a atitude e passou a pressionar o adversário, cenário que durou pouco, já que a equipa da Invicta revelou antídoto para a estratégia do "cinco" orientado por João Oliveira, lançando mão dos valores individuais, com Márcia Ferreira a marcar o quarto golo das visitantes, após iniciativa de qualidade pelo lado esquerdo.

O prémio para a dedicação e a entrega conimbricenses surgiu aos 14 minutos, com Mariana Fernandes a reduzir para 1-4, num golo de raiva e muito festejado (também) nas bancadas.

Num lance infeliz nos últimos segundos do encontro, Mafalda Bento introduziu a bola na própria baliza e ficou inconsolável, apesar da solidariedade das companheiras de equipa e dos elementos da comitiva da AF Coimbra.

As conimbricenses têm qualidade, mas precisam de trabalhar o desempenho coletivo, rever alguns aspetos técnicos e táticos e de aumentar a capacidade física, já que equipas como Vila Real e Porto demonstraram que não são macias na hora de "meter o pé"...

O almoço no Hotel Atlântida Sol, na Figueira da Foz, que durante o fim de semana funcionou como "quartel-general" da competição, encerrou a Fase Zonal do Torneio Nacional SUB20, em futsal feminino, cuja organização, a cargo da AF Coimbra, foi elogiada pelos observadores da FPF e pelos dirigentes das seleções participantes

O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, acompanhou o desenrolar do torneio e na sexta-feira, à noite, esteve reunido com os responsáveis técnicos das Associações presentes.


o o o o o o