Cerca de seis dezenas de alunos iniciaram segunda-feira o Curso Grau 1 de treinadores de futebol, promovido pela Associação de Futebol de Coimbra com autorização da Federação Portuguesa de Futebol e do Serviço de Formação e da Convenção de Treinadores da UEFA, obedecendo as ações de formação ao Regulamento de Organização de Cursos de Treinadores do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A sessão de abertura, no anfiteatro da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, contou com a participação do presidente da AFC, Horácio Antunes, Elísio Carneiro, dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, Francisco Andrade, representante da ANTF e formador, Paulo Neves, formador, e Amaro Ferreira, coordenador técnico distrital da AFC.

O presidente da AFC, Horácio Antunes, considerou fundamental para o desenvolvimento do futebol e do futebol distrital em particular, a existência de técnicos qualificados nas diversas variantes da modalidade, assumindo a formação como uma prioridade no trabalho realizado e a realizar.

Aos alunos, o dirigente da AFC recomendou assiduidade, estudo e dedicação como "fórmula" para o êxito num curso que "é mais exigente do que as ações de formação realizadas no passado" e que, por isso, "exige mais trabalho e atenção nas aulas". "É necessário amor á causa", sublinhou.

Francisco Andrade, representante da ANTF e formador, desejou, em nome do presidente José Pereira, "a dedicação total e muita responsabilidade" quer dos alunos, quer dos formadores, de modo a que no fim do curso "todos tenham condições de dizer: valeu a pena".

Elísio Carneiro, dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, enalteceu a aposta da AFC na qualificação dos técnicos, salientando o trabalho desenvolvido e a desenvolver pelo presidente Horácio Antunes em prol do futebol.

Segundo o dirigente da FPF, a diferenciação dos técnicos de futebol faz-se pela qualidade, pelo que só os mais aptos têm condições a almejar ao êxito numa profissão em que existe forte concorrência. 
Elísio Carneiro desejou felicidades a todos os alunos, agradecendo, em nome da FPF, o interesse dos futuros treinadores pela modalidade e "por tudo o que bom vão fazer, no futuro, pela sua evolução".