Após a visualização do vídeo com momentos de uma "vida cheia" de um "homem de causas", a família da arbitragem aplaudiu de pé o exemplo de José Augusto Dias Fernandes.
Os discursos de ocasião no Grande Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC - IPC), que recebeu a cerimónia, enalteceram o percurso excecional de um ser humano ímpar.
Horácio Antunes, presidente da AF Coimbra, Roberto Rodrigues, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Coimbra, Jorge Nunes, do Conselho de Arbitragem da FPF e Gustavo Sousa, da APAF sublinharam o legado de José Augusto Dias Fernandes para os novos árbitros e dirigiram palavras de estímulo a todos(as) os(as) que escolheram abraçar "uma causa para a vida".
O presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes entregou a Joaquim Fernandes, irmão de José Augusto Dias Fernandes, um Diploma evocativo do Curso de Árbitros de Futebol e de Futsal que teve como patrono o falecido árbitro e observador.
A entrega dos diplomas e equipamentos aos novos árbitros de futebol e futsal, bem como a distinção dos(as) árbitros(as) em evidência na temporada transata integraram o programa da iniciativa.