A bancada central do Complexo desportivo de Febres encheu-se de familiares dos pequenos (as) grandes jogadores(as) que tiveram à disposição insufláveis e receberam kits de alimentação num saco/mochila com alusão ao Centenário da AFC, e bolas para os respetivos clubes.

Os treinadores e coordenadores de todos os clubes presentes foram incansáveis na colaboração para o êxito de um evento desportivo marcado pela emoção na abertura e no encerramento com o entoar do Hino Nacional! Arrepiante!

A anteceder o almoço, além do agradecimento às entidades oficiais pelo apoio ao Encontro de Petizes e Traquinas Febres 2022, Município de Cantanhede, com a presença do Vereador Adérito Machado e Junta de Freguesia de Febres, com a presença da Presidente Raquel Grilo, foi realizada uma singela homenagem a três personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento do futebol a nível local e regional, com ação direta no crescimento do Febres SC: Manuel da Conceição Santos, Amadeu Lagoas da Silva e Silvério Soares Ramos.

O presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes começou por agradecer a colaboração do Febres SC e o apoio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Febres, e sublinhou a presença de Jorge Catarino, ex-presidente da CM Cantanhede e da Assembleia Geral da AFC, e filho de Manuel da Conceição Santos, enaltecendo seguidamente a qualidade humana dos homenageados.

“São homens deste quilate que hoje nos faltam muito a nível distrital porque se é verdade que temos centenas de atletas, como se comprova por este encontro, também é verdade que poderiam ser mais se tivéssemos mais homens e mulheres disponíveis para integrarem os corpos sociais dos clubes, o que nos preocupa”, afirmou Horácio Antunes.

Depois de refeitas as energias, a bola continuou a rolar, prolongando-se a alegria até perto do fim da tarde, momento escolhido para a tradicional entrega de medalhas, em que participaram a presidente da JF Febres, Raquel Grilo, os dirigentes da AFC, Vitor Simões, Mário Rodrigues e Henrique Lapa.

Os resultados não contam nesta história.

Foi um dia de futebol “puro e duro”.

Que sábado (em) cheio!

Que festa bonita!

(texto e fotos Mário Nicolau © afc2022)