Centenário

Associação de Futebol de Coimbra

100 anos de história, 1922-2022

Missão

A Associação de Futebol de Coimbra (AFC) decidiu em maio de 2017, sob a presidência do Prof. Horácio Antunes, avançar com um conjunto de iniciativas comemorativas dos 100 anos da AFC, a desenvolver até 2022, ano do Centenário. Estas iniciativas pretendem, acima de tudo, preservar a história e memória do futebol em Coimbra, com especial enfoque no papel institucional desempenhado pela AFC desde a sua fundação, em 22 de outubro 1922. O princípio orientador é o de valorizar o fenómeno do futebol a nível local, regional, nacional e internacional, sensibilizando a sociedade civil para a sua importância social, cultural, económica e educativa. A AFC pretende assim continuar a incentivar e mobilizar os cidadãos do distrito de Coimbra para aprofundarem o seu envolvimento com o futebol, nas suas múltiplas dimensões.

 

Arquivo histórico

Uma das iniciativas fundamentais assenta na criação, recuperação, organização e disponibilização do Arquivo Histórico da Associação de Futebol de Coimbra, tornando-o acessível para consulta presencial e através de uma plataforma digital. Dada a especificidade de uma associação de futebol, com a organização temporal a ser por épocas futebolísticas, a organização documental irá seguir esta cronologia (época a época). Prevê-se a disponibilização de documentação desde a fundação da AFC, em 1922, até ao presente (século XXI), ultrapassando o meio milhar de documentos, no que constitui uma iniciativa pioneira ao nível das associações de futebol em Portugal. A identificação, tratamento e preservação da documentação e objetos, de acordo com as normas nacionais e internacionais, vai ser uma prioridade para dar suporte à disponibilização e consulta online a todos os interessados.

E o trabalho já realizado vem confirmar o interesse e valorizar a existência do Arquivo da AFC, o primeiro do género existente em Portugal e, nesse sentido, enaltece e reforça a responsabilidade da sua salvaguarda como fonte primária essencial para a história da principal instituição do futebol no distrito de Coimbra desde início dos anos 20 do século XX. Um dos objetivos é tornar acessível informação à comunidade científica, académica e ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do futebol no contexto regional (em especial, Coimbra), nacional e internacional.

 

História oral

Será desenvolvido um Projeto de História Oral, com a realização e disponibilização (em plataforma digital) de um conjunto de entrevistas (estruturadas e preparadas) a figuras relevantes da história do futebol no distrito de Coimbra e do contexto nacional e internacional (que possam contribuir para um melhor entendimento do futebol em Coimbra). O objetivo principal é o de preservar a memória oral (individual e coletiva) do futebol em Coimbra, assim como da própria história institucional da AFC.

 

Publicações e Exposição do Centenário

Está prevista a publicação de diversas obras, relativas às origens do futebol em Coimbra e da génese da AFC, bem como da história centenária da AFC e de testemunhos sobre o papel do futebol em Coimbra. Conjugando a atividade do Arquivo da AFC e do levantamento do espólio histórico dos clubes filiados na AFC, pretende-se a conceção e organização de uma exposição histórica dos 100 anos da AFC, representada através de 100 objetos/documentos do futebol em Coimbra, numa ação itinerante de cariz educativo e pedagógico, assim como de divulgação do património histórico-cultural relacionado com o futebol em Coimbra. 

 

Coordenação e desenvolvimento do projeto

A coordenação global do projeto é da responsabilidade do Prof. Horácio Antunes (seu mentor e em representação da AFC) e do Doutor Francisco Pinheiro (doutorado em História e investigador do CEIS20 da Universidade de Coimbra, com uma vasta obra publicada sobre a história do futebol e do desporto português), cabendo a este último a coordenação científica e a responsabilidade técnica do mesmo.


 

Livro “CAIXA

Trata-se do livro com registos mais antigos da AFC, datando precisamente do ano de fundação, em 1922. Na sua estrutura interna, é um tradicional livro de contabilidade dos anos 20 do século XX. Ao folheá-lo, as entradas do “deve” (receitas da AFC) surgem nas páginas pares e o “haver” (despesas da AFC) aparecem nas páginas ímpares. Apresenta um vasto conjunto de dados entre 1922 e 1927, permitindo analisar os movimentos financeiros da AFC, assim como um conjunto de iniciativas ao longo dos seus primeiros cinco anos de existência. 

 

Estatutos e Regulamento de Jogos da Associação de Foot-Ball de Coimbra, 1928

Tratam-se dos Estatutos (impressos e em formato livro) mais antigos, existentes no arquivo da AFC. Segundo indicação na página 29 do Regulamento, o mesmo foi organizado “em outubro de 1927 por Anibal Roque dos Reis, com a colaboração de Lucio do Vale Lopes, Luís Lucas e Carlos Mesquita.” A data que consta no Regulamento é a de 3 de dezembro de 1927, sendo estes os estatutos para 1928. A impressão foi feita na Tipografia Gráfica Conimbricense, L.da, em Coimbra.


A.F.C. Gerência de 1937-38 – Relatório e Contas, Parecer do Conselho Financeiro

Julho de 1938


“Podemos afirmar, sem receio de exagero, que o foot-ball nacional, tecnicamente, subiu de valor. Infelizmente, em matéria de disciplina e compostura, deu-se o inverso.”

 

Associação de Futebol de Coimbra, Festas do XX aniversário

Exposição de Troféus na Câmara Municipal, 19 a 25 de Outubro de 1942

 

Catálogo da exposição, impresso na Tipografia União, Rua Pedro Cardoso, 2-4, Coimbra. Foram feitos um total de 500 exemplares, em 19 outubro 1942, com 28 páginas.