Apresentação

O projeto Memórias AFC tem por objetivo a criação de um conjunto de depoimentos orais (registrados em áudio e vídeo), com figuras da história da AFC e do futebol em Coimbra e a nível nacional. A finalidade é fornecer subsídios documentais (de história oral) sobre a história e memória do futebol em Coimbra, com especial enfoque na AFC e no seu papel ao nível do desenvolvimento do futebol local, regional e nacional. 

Os referidos depoimentos-entrevistas são registrados, tratados e analisados pela equipa técnico-científica do Centenário, coordenada pelo historiador Francisco Pinheiro, do CEIS20 da Universidade de Coimbra, com apoio técnico do responsável de Comunicação e Marketing da AFC, Mário Nicolau. 

A formação deste corpus documental permitirá que se registe e análise o relato de figuras centrais do futebol em Coimbra, quer a nível do dirigismo, quer jogadores, treinadores, árbitros e outras figuras relevantes da identidade futebolística coimbrã. 

Tratam-se de depoimentos que vão ficar em acesso aberto (acessíveis ao público em geral), propiciando criação de novas interpretações analíticas sobre o papel do futebol na construção coletiva da memória e identidade local (de Coimbra) e nacional. 

O projeto recorre à metodologia da história oral, que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre factos, acontecimentos, conjunturas, instituições ou outros aspetos da vida contemporânea – neste caso, do futebol em Coimbra. 

Estas entrevistas devem ser consideradas como fontes para a compreensão do passado, ao lado de documentos escritos, fotografias e outros tipos de registos. Fazem parte de todo um conjunto de documentos de perfil biográfico, ao lado de memórias e autobiografias, que permitem compreender como indivíduos experimentaram e interpretam acontecimentos, situações e formas de vida de um grupo, da sociedade em geral ou de um fenómeno em particular (no nosso caso, o futebol). 

A metodologia de história oral compreende todo um conjunto de atividades anteriores e posteriores à gravação dos depoimentos-entrevistas. Antes da sua realização, exige a pesquisa e o levantamento de dados para a preparação do guião das entrevistas. Exige um local adequado para as entrevistas e uma forma de apresentação e conservação das mesmas, para memória futura.