22 de outubro de 1922
Data de nascimento da Associação de Futebol de Coimbra
Ano de 1922, mês de outubro, dias 9, 10 e 11 realizam-se numa das salas do Sport Clube Conimbricense, reuniões da comissão organizadora da Associação de Foot-Ball de Coimbra (Distrito e Regiões Centrais) em conjunto com delegados de todos os Clubes e Grupos da cidade a fim de organizar a Associação.
Nestas reuniões foram discutidos e aprovados os estatutos provisórios elaborados pelos Srs. Dr. Mário Machado, Manuel Camões e João Barata, sendo constituída uma Comissão composta pelos organizadores e pelo Tenente Ribeiro da Costa, para elaborar os seus regulamentos e organizar lista de membros para a Direcção.
No dia 16 pelas 20.00 horas, reunião no mesmo local onde são aprovados Regulamentos e eleita a Direcção provisória, que só gerirá os destinos da nova Associação até à primeira Assembleia Geral, onde serão aprovados Estatutos, Regulamentos e Corpos Sociais, que se efectuará em 22 de Outubro de 1922.
|
Sócios fundadores e elementos eleitos para Órgãos Sociais: Dr. Júlio Ribeiro da Costa, Dr. Rui Sarmento, Dr. Maximino Correia, Cor. Alcino Rodrigues, Cor. Ernesto Pestana, Cap. Aníbal dos Reis, Luís Lucas, Lúcio Mariano, Justino Nunes, Adriano Peixoto, Pedro Assunção, Eurico Ferreira, Manuel Duarte, Álvaro Simões, Cap. Alberto Mota e EURICO PEDRO DIAS. (na foto em cima)
|
Os primeiros Campeonatos Distritais tiveram inicio no primeiro domingo do mês de outubro do ano de 1922.
A sede Social instala-se na Rua da Moeda, em Coimbra.
De 1922 a 2003, muitas foram as mudanças na Associação de Futebol de Coimbra. De "meia-dúzia" de Clubes filiados, contam-se hoje um total de 137, cujas equipas, num total de 310, disputam um vasto leque de Campeonatos de todos os escalões e categorias.
Esta é a história resumida da Associação de Futebol de Coimbra, que comemorou no passado dia dia 22 de Outubro de 2019, Noventa e Sete Anos de existência, durante os quais desenvolveu e fomentou o Desporto Distrital e Nacional.
Mais anos vão seguir-se e esta história vai repetir-se com mais páginas, com mais brilhantismo.
Saibamos respeitar e dinamizar as ideias dos Homens que em 22 de Outubro de 1922 fundaram a Associação de Futebol de Coimbra.