Origens

1893

Fundação da Associação Naval 1.º de Maio, na Figueira da Foz. 


1894

2 março – Disputa da «Cup» d’El-Rei (Taça D. Carlos I) ou Football Championship das Cidades de Portugal, entre Porto e Lisboa, no campo do Oporto Cricket Club, na zona do Campo Alegre, no Porto. Vitória de Lisboa por 1-0.

17 e 21 de março – Publicação no Diário Illustrado das «condições» (regulamento) da «Cup» d’El-Rei. No primeiro parágrafo referia que a taça era «para ser disputada entre os teams representantes das diferentes cidades de Portugal». O regulamento foi elaborado por Guilherme Pinto Basto e aprovado «plenamente» pelo Rei D. Carlos I. Não se viria a disputar mais nenhuma edição da prova.

22 de março – O Diário Illustrado anuncia na primeira página um jogo de futebol entre Coimbra e Aveiro. O convite partiu da cidade de Coimbra, através do Gymnasio de Coimbra, à cidade de Aveiro, mais precisamente ao Gymnasio Aveirense, que aceitou o desafio. A notícia referia diversos jogadores de ambas as equipas, destacando por Coimbra: D. Vicente da Camara, «captain»; A. Coelho, Gervasio, Sampaio Duarte, Doris, H. Moura, Caldeira, A. Themudo. O jornal congratulava-se a dar a notícia que vinha mostrar que «mais duas cidades de Portugal jogam importantemente o football.» Acrescentava ainda que podia-se dar como certo que nos anos seguintes existiriam «mais duas cidades a disputar o Football A. Cup d’El Rei». 


1894-1898 

Papel da Real Casa Pia de Lisboa na difusão do futebol a nível nacional. Em Coimbra teria um papel determinante o casapiano Joaquim Santos Pimenta. 


1906

Outubro – Reuniões sucessivas entre representantes do Carcavellos Football Club, Clube Internacional de Football, Lisbon Cricket e Sport Lisboa para a criação de uma entidade que organizasse um campeonato em Lisboa. Nasceu pouco depois a Liga de Football Association, responsável pelo surgimento de uma prova com a designação de Liga FA, em sistema de poule e a duas voltas, a exemplo do que já sucedia em vários países europeus.

Novembro – Início da primeira edição da Liga FA 1906/07, disputada entre o Carcavellos F. Club, Lisbon Cricket Club, Sport Lisboa e CIF. 


1907 

17 de março – Termina a primeira edição da Liga FA 1906/07, com vitória do Carcavellos FC

Outubro/Novembro – Em Lisboa realiza-se a segunda edição da Liga FA 1907/08, disputada entre as quatro equipas da temporada anterior (Carcavellos Football Club, Lisbon Cricket Club, Sport Lisboa e CIF), a que se juntaram o Sporting Clube de Portugal e o Cruz Negra.  


1908

O futebol desenvolve-se em Coimbra, Setúbal e Faro. 

Em Coimbra começa-se a sentir a ação de Raúl Vieira, casapiano que viria a ser presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e de Augusto Sabbo (jogador do CIF), responsável pela montagem da rede de tração elétrica na cidade. Os jogos de futebol disputavam-se nos dois principais campos: o Parque de Santa Cruz, utilizando sobretudo pelos estudantes universitários, e a Ínsua dos Bentos, nas margens do Mondego, usado pelas outras equipas.  

17 de setembro – Nasce a Liga Portuguesa de Futebol (antecessora da Associação de Futebol de Lisboa), assumindo a presidência Januário Barreto – médico-cirurgião, introdutor do futebol na Casa Pia de Lisboa em 1893, segundo presidente do SL Benfica.


1909 

8 de setembro – O Diário de Notícias publica o editorial «Deve proibir-se o futebol?», do médico G. Ennes, onde afirma que «o futebol é simplesmente uma fábrica de traumatismos e lesões das partes moles e do sistema ósseo e muscular».  

16 de novembro – A Liga Portuguesa de Football filia-se na FIFA.


1910 

Em 1910 existiam 77 clubes de futebol em Lisboa e 507 jogadores (amadores) de futebol registados nos clubes lisboetas. 

Em Coimbra há registo de três clubes onde se pratica futebol: Strong Football Club, formado por académicos de renome e estudantes; Coimbra Football Clube; e Sport Club Conimbricense. O Strong FC teve vida curta, transitando os melhores jogadores para a Associação Académica, a dar então os primeiros passos.

19 de junho – Final de futebol dos I Jogos Olímpicos Nacionais, com o SL Benfica a vencer por 2-1 o Sport União Belenense. 

5 de agosto – No Campo da Ínsua dos Bentos, em Coimbra, o Strong Football Club e o Coimbra Football Clube enfrentam-se para a disputa de uma taça, ganha pelo Strong FC.

23 de setembro – Fundação da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), sucedendo a recém extinta Liga Portuguesa de Football. A nova entidade foi fundada por SC Campo de Ourique, SL Benfica e SC Império, contando também com 64 sócios individuais. A 29 de outubro foi aprovada a filiação na AFL do CIF e a 3 de novembro do Sporting CP, Sport União Belenense e Lisboa FC. 

18 de outubro – Criação da Taça Monteiro da Costa, uma espécie de competição regional do Norte do país, organizada pelo FC Porto, com o nome de uma figura admirada na cidade e no clube (seu presidente).


1911

Realizou-se o Campeonato Escolar da Associação de Futebol de Lisboa, ganho pela Casa Pia. Viriam a efetuar-se jogos inter-regionais entre estudantes da Universidade de Coimbra e de Lisboa.

Criação da Associação Académica de Coimbra.

10 de janeiro – É decretado o descanso semanal obrigatório ao domingo para todos os trabalhadores, conferindo tempo para o lazer para as classes trabalhadoras.

Abril – O FC Porto vence a primeira edição da Taça Monteiro da Costa (primeiro torneio organizado no Porto) que envolveu o Boavista, Leixões, Académica de Coimbra e Sport Club. 

A Cidade Invicta recebe também o Vie au Grand Air do Medoc, campeão do sudoeste da França, após uma digressão pela Corunha. Bateu o FC Porto por 1-0.

20-22 de maio – A equipa francesa do Stade Bordelais Université Club faz uma digressão por Lisboa a convite do jornal Os Sports Illustrados, sendo o primeiro clube estrangeiro de futebol a visitar Lisboa.

22 de outubro – Jogo entre Sporting CP e SL Benfica, com o Diário de Notícias a destacar o facto da entrada no encontro passar a ser paga (cerca de 120 réis por bilhete). «Entradas pagas! Oh! Oh! Agora pia mais fino», escreveu o Diário de Notícias. Para o Tiro e Sport era «talvez o abrir da cova para onde escorregará o futebol desacreditado». 

29 de outubro – Criação da Associação de Futebol de Portalegre, que passou a organizar a Taça do Campeonato de Portalegre.


1912

17 de março – O Real Vigo visita a cidade do Porto, perdendo com o FC Porto por 4-1, no Campo da Rainha, arrecadando-se uma receita histórica de mais de 145 mil réis. 

11 de abril – Final da Taça Monteiro da Costa, entre FC Porto e Académica de Coimbra, com vitória portista por 5-3.

28 de abril – Durante a tarde realizou-se o primeiro jogo entre FC Porto e SL Benfica, no Campo da Rainha (Porto), com vitória lisboeta por 8-2. Foram cobrados bilhetes de 220 réis, quase o dobro do habitual, tal a expetativa gerada pelo encontro. Em 5 de outubro, o FC Porto retribuiu a visita, perdendo novamente, por 5-1, no Campo das Laranjeiras, em Lisboa.

10 de setembro – Fundação da Associação de Futebol do Porto, pelo FC Porto e Leixões Sport Club. Nos anos seguintes juntaram-se diversos clubes, como o Boavista FC, Académico FC, Sporting Clube de Espinho, Sport Club Comércio, Football União do Norte e Sport Grupo Salgueiros. Em 1913-14 arrancou o Campeonato Regional do Porto, ganho na sua estreia pelo Boavista. Em 37 edições, o FC Porto venceu 33 vezes, cabendo os restantes títulos ao Boavista (1914), Salgueiros (1918), Leixões (1940) e Académico do Porto (1942). 


1913

Estavam registados 779 jogadores na Associação de Futebol de Lisboa, que na época 1912-13 organizou 208 encontros oficiais (distribuídos por quatro categorias inter-clubes e três escalões escolares).

15 de março – Final da Taça Monteiro da Costa (ou Campeonato do Norte) entre FC Porto e Associação Académica de Coimbra, que afastaram Leixões e Boavista, respetivamente. Os estudantes venceram por 3-1 na nova “casa” dos portistas, o Campo da Constituição (desde janeiro que haviam abandonado o Campo da Rainha). Milhares de pessoas assistiram ao encontro.      


1914

A Associação de Futebol de Portalegre organizou um Campeonato de 1.as Categorias, o único fora de Lisboa e Porto, disputado entre três equipas locais. Desde 1911 que se realizava a Taça do Campeonato de Portalegre.

1 de março – O Boavista venceu a primeira edição do Campeonato Regional do Porto, organizado pela Associação de Futebol do Porto, batendo o Leixões e FC Porto.

31 de março – Fundação da União Portuguesa de Football (UPF) pelas três associações regionais existentes: Lisboa, Portalegre e Porto. Os seus estatutos eram compostos por 20 artigos. Em 20 de maio de 1923, a UPF passou a membro efetivo da FIFA, mudando de nome três anos depois, para Federação Portuguesa de Football Association.

26 de abril – No campo das Laranjeiras, em Lisboa, realizou-se o primeiro encontro Lisboa-Porto entre seleções regionais, com vitória clara dos lisboetas por 7-0. Entre 1914 e 1944 efetuaram-se 44 encontros entre as duas seleções, vencendo Lisboa por 35 vezes e o Porto por 7 ocasiões, verificando-se somente 2 empates.

21 de junho – A Associação Académica de Coimbra, a jogar em casa, defendeu o título da Taça Monteiro da Costa (ou Campeonato do Norte) frente ao FC Porto. A equipa portuense, só com portugueses, bateu os estudantes por 3-1, recuperando o título perdido na edição anterior.  


1916

Começou a disputar-se a Taça da Cidade de Aveiro, entre equipas locais, como o Galitos e o Ginásio Aveirense.


1917

30 de janeiro – Parte para França a primeira Brigada do Corpo Expedicionário Português (CEP), para apoiar os Aliados durante a Primeira Guerra Mundial.  

13 de maio – Primeira aparição de Fátima, na Cova da Iria. 


1919

2 de junho – Fundação do União Futebol Coimbra Clube (mais conhecido por União de Coimbra), por um grupo de rapazes que se costumava reunir nas tardes de Verão no Largo de Sansão (atual Praça 8 de maio). Organizou o troféu de futebol Bronze União. Vocacionou-se para o futebol, sendo campeão regional da AFC, em primeiras categorias, em 1926 e 1927, conquistando a Taça Cidade de Coimbra em 1928.  

10 de julho – Em Coimbra, a Associação Académica e o FC Porto disputam uma partida muito animada, com vitória portista por 2-1. 

10 de setembro – Início dos jogos noturnos, graças à criação de um sistema de iluminação no campo do SL Benfica. O jogo de estreia deste inovador sistema foi entre o SL Benfica e um misto de jogadores do Império, CIF e Vitória de Setúbal. 


1920

O União Futebol Coimbra Clube organizou a Taça Conimbricense.

6 de março – A revista Football destacou a conquista da Taça Agostinho Costa pelos Leões de Santarém, superiorizando-se às restantes sete equipas (de Coimbra, Espinho e Santarém) que participaram na prova organizada pelo Sport Clube Conimbricense e que pretendia ser uma espécie de Campeonato do Centro. O jogo da final foi realizado entre os Leões de Santarém (reforçados por três jogadores do SL Benfica) e a Associação Académica de Coimbra, com os escalabitanos a vencerem por 1-0. 

7 de março – A Associação Académica de Coimbra recebeu o SL Benfica e perdeu por 8-2, gerando enorme entusiasmo na cidade a receção aos benfiquistas.


1921

O União Futebol Coimbra Clube vence a segunda edição da Taça Agostinho Costa, organizada pelo Sport Clube Conimbricense e que pretendia ser uma espécie de Campeonato do Centro.     

18 de dezembro – Estreia da Seleção Nacional de futebol, em Madrid, frente a Espanha, com derrota lusa por 3-1. A primeira Seleção integrava dez jogadores de equipas de Lisboa e somente um do Porto. No dia anterior, a revista portuense Sporting publicou um artigo em que criticava precisamente a falta de representatividade nacional da Seleção, com o título «Uma Selecção que nada representa». 

Digressão por Espanha do FC Porto (março) e SL Benfica (setembro). Em dezembro, o Casa Pia AC visitou Paris para participar num torneiro de Natal organizado pelo Club Français.