1940-1931

1931

IX campeonato distrital de Coimbra com vitória do União de Coimbra.

18 de janeiro – A Seleção do Porto goleou a de Coimbra por 8-2. 

28 de junho – Coimbra recebeu a final do Campeonato de Portugal. No Campo do Arnado, SL Benfica e FC Porto enfrentaram-se pela primeira vez em finais de provas nacionais, com os encarnados a vencerem por 3-0. Era a primeira final do Campeonato de Portugal que se disputava nesta cidade, recebendo mais duas finais (1932 e 1937). Lisboa acolheu 10 das 17 finais da prova, entre 1922 e 1938, seguindo-se Coimbra (3), Porto (2), Faro (1) e Viana do Castelo (1).

Novembro – A FPFA e a AFL retomam relações, com os clubes lisboetas a poderem novamente disputar as provas nacionais da FPFA – o SL Benfica contrariou o boicote da AFL às provas da FPFA para assim poder disputar o Campeonato de Portugal.  


1932

X campeonato distrital de Coimbra com vitória do União de Coimbra.

3 de julho – O Campo do Arnado, em Coimbra, recebeu novamente a final do Campeonato de Portugal, entre FC Porto e CF Belenenses, com empate 4-4, após prolongamento.

17 de julho – Finalíssima do Campeonato de Portugal, novamente no Campo do Arnado, em Coimbra, entre FC Porto e CF Belenenses. Perante cerca de 25 mil pessoas, os portistas venceram por 2-1, seguindo-se celebrações entusiásticas pelas ruas de Coimbra e do Porto.    


1933

XI campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

15 de janeiro – Primeiro jogo oficial da temporada entre SL Benfica e Sporting CP, com lotação esgotada nas Amoreiras e uma receita recorde de 46.000$00. Os encarnados venceram por 3-1.

Junho – Meia-final emocionante do Campeonato de Portugal entre Sporting CP e FC Porto. Após os empates (1-1) em Lisboa e Porto (0-0), o jogo de desempate realizou-se em Coimbra, com os “leões” a vencerem por 3-1, num jogo marcado pela agressividade em campo e o forte apoio dos adeptos locais ao Sporting CP.  

13 de junho – O árbitro Crisanto Orge foi agredido violentamente pelo jogador Jerónimo Pimentel, do Atlético de Braga. A Associação de Futebol de Braga aplicou ao futebolista uma suspensão de um ano. Em Coimbra, o cenário de alguma violência nos jogos era idêntico.

Início de dezembro – Realização de um congresso nacional de clubes desportivos, em Lisboa, de onde saiu uma Comissão que reuniu com Salazar, ficando para a história a sua promessa de construção de um Estádio Nacional, em Lisboa, que viria a ser inaugurado em 1944. 


1934

XII campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

11 de março – A Seleção de Portugal sofre uma humilhante derrota por 9-0 frente a Espanha, no Estádio de Chamartin, em Madrid, na estreia em jogos de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Futebol (Uruguai-1930). Como consequência da goleada, a Federação decide avançar com os Campeonatos das Ligas (I e II Liga), prova nacional em formato poule.    

8 de setembro – O Congresso da FPFA aprova a famosa “carta de desobrigação”, permitindo a um jogador de futebol desvincular-se de um clube e representar outro na época seguinte, sem ter de estar um ano inativo, como a lei exigia até então. 


1935

XIII campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

5 de maio – Transmissão de rádio, para todo o País, do jogo entre Portugal e Espanha (3-3), desde o Estádio do Lumiar, em Lisboa.

12 de maio – Fim da primeira edição do Campeonato da I Liga, com o FC Porto a sagrar-se campeão. Nesta temporada foram criados o Campeonato da I Liga e II Liga. Disputados em sistema de poule, o Campeonato da I Liga ficou limitado a oito clubes, pertencentes a um número reduzido de associações: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal. A Associação Académica de Coimbra terminou em último lugar, com somente três pontos. 

30 de junho – Final do Campeonato da II Liga, no Campo do Arnado, em Coimbra, com o Carcavelinhos a vencer o Boavista por 2-1. 

8 de outubro – A Associação de Futebol de Braga determina a leitura, em todos os jogos oficiais, de uma nota em que apela ao desportivismo e à disciplina, dentro e fora dos campos de futebol. Em Coimbra decorrem iniciativas idênticas.


1936

XIV campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

15 de março – Chega ao fim a segunda edição do Campeonato da I Liga. Pela segunda vez consecutiva, a Associação Académica de Coimbra fica em último lugar, sagrando-se campeão, pela primeira vez, o SL Benfica. Na II Liga venceu SC Olhanense.

5 de julho – Final do Campeonato de Portugal, com o Sporting CP a bater o CF Belenenses por 3-1, no Campo do Lumiar, em Lisboa. 

8 de novembro – Várias associações de futebol, como Coimbra e Braga, condenam os incidentes de violência que regularmente se sucedem nos campos de futebol.   


1937

XV campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

SL Benfica vence o Campeonato da I Liga.

4 de janeiro – A Assembleia Geral da AFC (Acta nº 2) reconheceu os dois primeiros Sócios Honorários: 1. Dr. António Leitão; 2. Abílio Lagoas.

4 de julho – O Campo do Arnado, em Coimbra, recebeu, pela terceira vez, a final do Campeonato de Portugal, entre FC Porto e Sporting CP, com vitória portista por 3-2.  


1938

XVI campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

10 de abril – SL Benfica empata (2-2) com o FC Porto, no Campo do Lima, no Porto, perante mais de 30 mil espetadores (numa receita de cerca de 130.000$00), conquistando o ponto que lhe faltava para se sagrar campeão da I Liga – competição que chegou ao fim, dando passo ao Campeonato Nacional da I Divisão.

26 de junho – No Campo do Lumiar, em Lisboa, o Sporting CP vence por 3-1 o SL Benfica e conquista o quarto título do Campeonato de Portugal, naquela que foi a última edição da prova, com esta designação.

Julho – A Associação de Futebol de Coimbra publica o seu Relatório e Contas – Parecer do Conselho Financeiro – Gerência de 1937/38. Tinha morada na Rua da Moeda, n.º 29, 2º, em Coimbra. O Relatório e Contas apresentava 25 páginas, afirmando na primeira página:

“Podemos afirmar, sem receio de exagero, que o foot-ball nacional, tecnicamente, subiu de valor. Infelizmente, em matéria de disciplina e compostura, deu-se o inverso.”


Classificações finais das provas, publicadas no R&C:


Taça Cidade de Coimbra: União de Coimbra (venceu o Sport CC).


Campeonato de Coimbra


Divisão de Honra


. 1ª Categoria 

1º Associação Académica de Coimbra, 30 pontos (apurada para a 1ª Liga); 

2º Associação Naval 1º de Maio, 22 pontos (apurada para a 2ª Liga); 

3º Sport CC, 20 pontos (apurado para a 2ª Liga, bateu o União em jogo de desempate); 

4º União FCC, 20 pontos;

5º Atlético CC, 18 pontos;

6º Santa Clara FC, 10 pontos.

Melhores marcadores de golos da Divisão de Honra, da 1ª Categoria, do Campeonato de Coimbra: Alberto Gomes (Associação Académica de Coimbra), 21 golos; Augusto Domingues (Associação Académica de Coimbra), 14 golos; Octaviano Leal (Associação Académica de Coimbra), 12 golos. Total de golos: 168.


. Reserva

1º União FCC, 23 pontos;

2º Associação Académica de Coimbra, 21 pontos;

3º Sport Club Conimbricense, 15 pontos;

4º Santa Clara FC, 13 pontos;

5º Atlético CC, 7 pontos. 


. 2ª Categoria

1º União FCC, 23 pontos;

2º Associação Académica de Coimbra, 21 pontos;

3º Sport C. Conimbricense, 13 pontos;

4º Santa Clara FC, 12 pontos;

5º Atlético CC, 8 pontos.


1ª Divisão


. 1ª Categoria

1º CF Conimbricenses, 5 pontos;

2º Olivais FC, 3 pontos. 


. 2ª Categoria

1º CF Conimbricenses, 6 pontos;

2º Olivais FC, 1 ponto.


. Reserva

1º CF Conimbricenses, 3 pontos;

2º Olivais FC, 0 pontos.


Divisão de Promoção

1º Febres Sport Club, 6 pontos;

2º Sporting Club de Coimbra, 2 pontos.


Passagem de Divisão

. Da 1ª Divisão para a Divisão de Honra: 

Santa Clara FC vence CF Conimbricenses (ambos mantêm a posição que ocupavam).

. Da Promoção para a 1ª Divisão: 

 Febres SC subiu e Olivais FC desceu. Uma vitória para cada lado nos dois jogos iniciais, seguindo-se dois empates em campo neutro, no desempate. Só ao 5º jogo se apurou o vencedor: o Febres venceu por 4-1.


Taça Universidade de Coimbra

1º Associação Académica de Coimbra, 15 pontos;

2º União, 13 pontos;

3º Conimbricenses, 10 pontos;

4º Santa Clara, 10 pontos;

5º Sport C. Conimbricense, 0 pontos;

5º Olivais FC, 0 pontos.


5 de julho – O diário O Século anunciou a intenção de realizar um leque importante de comemorações das Bodas de Ouro do futebol português, 1888-1938. 

Aprovação do Estatuto e Regulamento da Arbitragem, passando a Corporação de Árbitros a estar devidamente organizada e regulamentada. De acordo com o Artigo 158º do Regulamento Geral, passou a existir uma Comissão Central dos Árbitros, que se manteve ligada à FPF até 3 de agosto de 1943, altura em que o Governo publica o Decreto-Lei n.º 32946 que estabelece normas relativas à independência dos árbitros, passando o presidente da Comissão a ser nomeado diretamente pela Direção-Geral dos Desportos. 

23 a 30 de outubro – Semana comemorativa das Bodas de Ouro do futebol português, com a realização, no Ateneu Comercial de Lisboa, do I Congresso Nacional de Futebol e da I Exposição Histórica do Futebol (1888-1938), assim como de um jogo comemorativo, a 30 de outubro. 

Outubro – Preparavam-se os últimos detalhes para o início dos Campeonatos Nacionais da I e II Divisão, previstos para janeiro de 1939, substituindo a I e II Liga. 

25 de outubro – A Assembleia Geral da AFC (Acta nº 10) reconheceu o seu terceiro Sócio Honorário: 3. Dr. Salviano Rui de Carvalho e Cunha.


1939

XVII campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

Janeiro – Arranque dos Campeonatos Nacionais da I e II Divisão. FC Porto e Carcavelinhos foram os respetivos vencedores.

14 e 15 de junho – Aprovação nas Assembleias Gerais da AFC do novo ‘Estatuto e Regulamento Geral” da Associação. O Artigo 1.º referia: “A Associação de Futebol de Coimbra (A.F.C.) é a entidade dirigente do ‘Futebol’ no Distrito de Coimbra”. O Artigo 3.º: “A A.F.C. tem por fins: 1.º Organizar, dirigir e difundir a prática do ‘futebol’ no Distrito de Coimbra; 2.º Defender os interesses legítimos dos seus associados; 3.º Estabelecer e manter as relações com as restantes associações distritais do País. § ún.º É expressamente proibido à A.F.C. ocupar-se de assuntos políticos e religiosos.” O ‘Regulamento Geral de Provas’, no Artigo 1º, indicava que “são consideradas provas oficiais da A.F.C.: 1.ª – O campeonato de Coimbra; 2.ª – O campeonato Escolar; 3.ª – O campeonato de Juniores; 4.ª – O campeonato Corporativo; 5.ª – Todas as demais provas que a A.F.C. entenda dever organizar.”

30 de outubro – A Assembleia Geral da AFC (Acta nº 20) reconheceu o seu quarto Sócio Honorário: 4. Tenente Constantino da Conceição.

25 de junho – Final da primeira edição da Taça de Portugal, no Estádio das Salésias, em Lisboa, entre a Associação Académica de Coimbra e o SL Benfica, com vitória dos estudantes por 4-3. 

25 de junho – Em 1938/39 arrancaram os campeonatos de juniores, divididos em campeonatos regionais e nacionais. A ausência de um regulamento para a prova nacional levou a FPF a determinar a organização de duas eliminatórias, uma no Norte e outra no Sul. No Norte enfrentaram-se Académico do Porto e União de Coimbra, com vitória portuense, e no Sul o Sporting CP bateu o Barreirense. Na final entre Sporting CP e Académico do Porto, nas Salésias, em Lisboa, a equipa leonina venceu por 4-0.


1940

XVIII campeonato distrital de Coimbra com vitória da Associação Académica de Coimbra.

Junho – Após os empates (1-1 e 4-4) nos dois jogos anteriores, na meia-final da Taça de Portugal entre SL Benfica e FC Porto, o encontro de desempate disputou-se no Campo do Arnado, em Coimbra, com vitória encarnada por 2-1.

7 de junho – Na final do Campeonato Nacional de Juniores, no Estádio das Salésias, em Lisboa, o Unidos do Barreiro bateu a Associação Académica de Coimbra por 1-0.