Apresentação

A Associação de Futebol de Coimbra (AFC) é uma instituição de utilidade pública, fundada em 22 de outubro de 1922 e agraciada com a Medalha de Bons Serviços do Ministério da Educação pela “sua ação em prol do futebol”.

 

Na condição de sétima associação de futebol mais antiga de Portugal, a AFC esteve presente em todos os momentos históricos do futebol português ao longo do século XX e XXI, integrando desde logo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) quando Portugal foi aceite oficialmente no seio da FIFA em 1923.

 

Ao longo dos seus quase cem anos de existência, a AFC representou e representa um amplo espaço de encontro, reflexão e ação sobre o futebol e o desporto português, mantendo-se fiel ao espírito fundador dos seus estatutos, cujo principal objetivo era “regulamentar e difundir a prática do futebol no distrito de Coimbra”, envolvendo clubes, jogadores, dirigentes, árbitros e instituições. Deste modo, a Associação desempenhou um papel social e desportivo determinante na história local e regional de Coimbra, assim como do próprio País.


A AFC caracterizou-se pela contínua criação de pontes de progresso e conciliação junto das outras 21 associações regionais de futebol e, em especial, da FPF – órgão com o qual manteve historicamente uma relação de lealdade e compromisso na modernização e desenvolvimento do futebol. Estabeleceu também diálogos regulares com múltiplos setores da sociedade civil, assumindo-se como um organismo benemérito no apoio a instituições carenciadas, assim como na dinamização de iniciativas no campo da saúde (em especial, medicina desportiva), cultura e educação, estabelecendo constantemente relações profícuas com os media e as diferentes instituições (regionais e nacionais). 


É igualmente uma Associação com características muito próprias e únicas na sua relação com o mundo académico, por influência das ligações históricas estabelecidas com a Universidade de Coimbra, conseguindo conciliar no seio da AFC os diferentes estratos sociais, formações académicas e sensibilidades políticas e desportivas. 


A AFC desenvolveu continuamente ações de fair play e de luta contra a discriminação (foi pioneira no desenvolvimento do futebol feminino em Portugal nos anos 80 do século XX) e a violência associada ao fenómeno desportivo, assumindo como grande prioridade a formação dos jovens, tendo o futebol como plataforma de divulgação de valores éticos e morais, de respeito e igualdade.