A exibição da AF Coimbra, frente às lisboetas, ficou marcada pelo brilhantismo e eficácia do coletivo, com a guarda-redes Joana Alegre em plano de destaque ao resolver uma mão-cheia de situações de perigo criadas pelo ataque das adversárias. Uma e outra equipas criaram, aliás, várias oportunidades de golo, pelo que, com maior eficácia, o resultado teria outro colorido.

A anteceder o encontro, a AF Coimbra e a CM Mira homenageram a atleta internacional Neide Guedes, da UR Cadima, natural de Mira, concelho onde reside.

A UR Cadima, atual clube de Neide Guedes, associou-se à homenagem através da presença do dirigente Orlando Jorge e da entrega, pela capitã da AF Coimbra e atleta da UR Cadima, Lúcia Mariz de uma lembrança à jogadora internacional.

O Presidente Raúl Almeida, o Vice Presidente Artur Fresco e o Vereador do Desporto, Tiago Cruz representaram a CM Mira, e o Vice Presidente, Vítor Simões a AF Coimbra.

Na ocasião, quer Raúl Almeida, Presidente, quer Artur Fresco, Vice Presidente da CM Mira, enalteceram as qualidades desportivas e humanas de Neide Guedes, que através do percurso como atleta é um exemplo para os jovens do concelho e um valor seguro do futebol feminino nacional.

Por seu turno, Vítor Simões, Vice Presidente da AF Coimbra, deixou palavras de estímulo à homenageada, elogiou o percurso de Neide Guedes como atleta, desde o início na AD Ala Arriba, passagem para UR Cadima e a presença nas Seleções Nacionais, agradecendo o contributo da CM Mira e da AD Ala Arriba no aparecimento e afirmação de novos valores no futebol feminino e masculino. A concluir, o dirigente da associação conimbricense agradeceu o apoio dos pais e, de um modo geral, das famílias à manutenção da atividade das equipas de formação.

A AD Ala Arriba, clube "onde tudo começou", com o Presidente João Roça, o Domus Nostra, com o Presidente Paulo Grego, a AF Lisboa, com o Vice Presidente António Silva e os dois elementos da estrutura técnica nacional, Luís Filipe e Bernardo Carapau, destacados para observar as atletas em ação no torneio em Mira, participaram na homenagem.

Neide Guedes, que nasceu e vive em Mira, iniciou o percurso como atleta nos escalões de formação da AD Ala Arriba (Benjamins, Infantis e 1ª ano de iniciado), tendo, devido à pandemia e à consequente interrupção nos Campeonatos Distritais, transitado, em 2019, pra a UR Cadima.

Na primeira época jogou apenas pela equipa Sub-19 e Sub-16 e em alguns Torneios não federados, pois não tinha idade para jogar no escalão sénior tendo, mas treinou regularmente com a equipa da UR Cadima que militava, nessa altura, na Liga BPI.

Em 2021/2022 realizou a estreia Neide Guedes, natural e residente em Mira começou a sua aventura no futebol nos escalões de formação da AD Ala-Arriba (Benjamins, Infantis e 1ª ano de iniciado) demonstrando desde cedo ótimas qualidades para a modalidade.

Na sua primeira época no Cadima jogou apenas pelas Sub-19 e Sub-16 e em alguns Torneios não federados uma vez que não tinha idade para jogar no escalão sénior tendo, contudo, treinado regularmente com a equipa que, então, jogava na Liga BPI. Entretanto, na época 20211/2022 ascendeu ao escalão sénior, sendo um valor seguro do futebol feminino nacional, contando com 16 internacionalizações, Sub 16 e Sub 17, 902 minutos jogados e três golos ao serviço de Portugal.

O Torneio Interassociações Sub 16, Feminino, Fut 9 foi organizado pela Associação Futebol de Coimbra com o apoio da Câmara Municipal de Mira e da Federação Portuguesa de Futebol.

A Seleção da AF Coimbra integra as seguintes jogadoras:

AA ARGANIL - Ana Laura Gonçalves

ACADÉMICA DE COIMBRA SF - Mariana Sofia Correia Jesus

CA GÂNDARAS - Ryana Macedo

CD LOUSANENSE - Daniela Francisco ; Matilde Santos

CR PRAIA LEIROSA - Letícia Silva ; Sofia Verdete

GD PAMPILHOSENSE - Joana Alegre

GD SEPINS - Maria da Silva Duarte

UR CADIMA - Ana Leonor Neves ; Érica Cavadas ; Joana Santos ; Lúcia Mariz ; Sara Machado ; Vitória Tenente

Staff AF Coimbra

Diretor do Torneio, Vítor Simões,

Diretor da Equipa, Laurindo Serra

Diretor de Comunicação, Mário Nicolau

Diretor Técnico, Amaro Ferreira

Selecionador, Aurélio Gonçalves

Selecionadora, Márcia Magalhães

Enfermeiro, Carlos Bem Haja

Técnico de Equipamentos, José Carramanho