Árbitra Filipa Prata no Mundial de Futsal feminino
A árbitra internacional Filipa Prata, filiada no Conselho de Arbitragem da AF Coimbra, foi nomeada pela FIFA para integrar o quadro de árbitros da fase final do Campeonato do Mundo de Futsal feminino, competição que se realiza pela primeira vez e que terá lugar nas Filipinas entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro.
Promovida à categoria de internacional em 2024, a árbitra, de 33 anos, será a representante da arbitragem portuguesa na competição.
Pedro Proença, presidente da FPF, está orgulhoso com mais esta nomeação: "Ter uma árbitra portuguesa na primeira edição de um Campeonato do Mundo é algo que nos enche de orgulho. Trata-se de um prémio individual, mas igualmente de mais um enorme feito para a arbitragem portuguesa. Como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, não posso deixar de felicitar a Filipa Prata por esta nomeação, certo de que representará da melhor forma a arbitragem portuguesa nesta grande competição internacional”.
Também o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, ficou muito satisfeito com esta escolha da FIFA: “A nomeação da Filipa Prata é mais um motivo de orgulho para o Conselho de Arbitragem e para a arbitragem portuguesa. Portugal é um país com enormes pergaminhos no futsal e a nossa arbitragem tem acompanhado a evolução que temos vindo a assistir. Deixo os meus parabéns à Filipa mas igualmente uma palavra de incentivo para todos os nossos árbitros, para que sonhem alto e ambicionem atingir os mais altos patamares da arbitragem internacional”.
O Presidente da AF Coimbra, Vítor Simões considera que a nomeação da Árbitra Filipa Prata é uma honra para a AF Coimbra e para a arbitragem regional e nacional, sendo o reflexo do empenho, dedicação e qualidade da "nossa Árbitra Internacional". A aposta e o apoio da AF Coimbra às árbitras, árbitros e observadores filiados, segundo o líder da AF Coimbra, é também reconhecido pela decisão da FIFA, destacando Vítor Simões o excelente trabalho realizado pelo Conselho de Arbitragem.
A concluir, o Presidente da AF Coimbra felicita Filipa Prata pela nomeação e deseja-lhe as maiores felicidades.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Coimbra, Roberto Rodrigues interpreta a nomeação de Filipa Prata como uma prova clara da confiança das mais altas instâncias nacionais e internacionais na arbitragem conimbricense, reforçando a ambição do CA da AF Coimbra em manter o alto nível alcançado e, em simultâneo, assegurar o crescimento do número de árbitras e árbitros.
Roberto Rodrigues felicita Filipa Prata pela nomeação, deseja-lhe o maior êxito e caracteriza a escolha da FIFA como sinal de reconhecimento de uma carreira ímpar.