As homenagens efectuadas a instituições e personalidades que contribuíram para cem anos da projecção e implementação da modalidade que, qual truque  de magia, caminhou com firmeza da “bola de trapos”  para o desporto de maior projecção a nível nacional e internacional, lutando com mil dificuldades e contrariedades, foram o justo reconhecimento daqueles que  perdendo, empatando e ganhando  procuraram abnegadamente servir o futebol.

E não foram esquecidos todos os agentes que activamente procuraram dar o seu melhor contributo para honrar e projectar esta modalidade que tem como suporte maior a “paixão”.

Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Geral da AF Coimbra, considera que "continuando na caminhada de modernização competitiva que vem sendo implementada,  iremos dentro em pouco seguir os bons exemplos dos países que conseguiram soluções para que a competição fosse mais intensa, mais competitiva logo com mais soluções económicas. A bem do Futebol…"

"Estou certo que a Associação de Futebol de Coimbra estará sempre na linha da frente para, ajudando os clubes a ultrapassarem os seus problemas mais prementes, como aliás sempre tem feito, procurará que sejam criadas as condições para que rapidamente sejam muitos a  conseguir recuperar os lugares perdidos no “pelotão da frente”", acrescenta.

A homenagem aos Clubes Fundadores, Académica, Sport Conimbricense e União de Coimbra, e aos clubes Centenários, Ginásio Clube Figueirense e Naval, bem como a antigos presidentes, atuais e antigos árbitros de futsal e futebol foi o momento alto da festa.

Na ocasião, Horácio Antunes, presidente da AFC, e pelo historiador Francisco Pinheiro, apresentaram o I Volume do Livro do Centenário da AFC. Segundo Francisco Pinheiro, foi “um desafio e uma honra” escrever este livro “porque tinha uma grande responsabilidade: recuperar a memória histórica do futebol e das associações”. Assumido o sucesso de todo o processo – como que tendo feito “quase uma viagem no tempo” – Horácio Antunes e Francisco Pinheiro, garantiram estar já em preparação um segundo volume para complementar o I Volume. 

O Presidente da FPF Fernando Gomes, distinguido com o Prémio Prestigio pelo trabalho desenvolvido na liderança estrutura federativa, sublinhou a honra por receber o galardão, dedicando-o a todos aqueles que ao longos dos 100 anos promoveram o futebol no distrito de Coimbra e confessando enorme satisfação por participar nas comemorações da AF Coimbra. "As associações distritais são parceiros insubstituíveis da FPF. Celebrar os 100 Anos da AF Coimbra é, também, celebrar uma parte da história da FPF”, sublinhou.

O agradecimento aos Clubes presentes e o elogio ao trabalho de coerência e credibilidade da AF Coimbra que prestigia Coimbra e a própria FPF foram outras das tónicas do discurso de Fernando Gomes.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, teceu palavras elogiosas e de estímulo à AF Coimbra, que recebeu na ocasião a Medalha de Mérito Desportivo do Governo.

Por seu turno, o Presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva assumiu a disponibilidade da Autarquia conimbricense para apoiar a AF Coimbra e, numa nota bem humorada, com base na época da fundação da nacionalidade, desafiou Fernando Gomes a transferir a sede da FPF para Coimbra.

Já o Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes dedicou boa parte do discurso aos Clubes, lembrando as dificuldades da pandemia superadas pelo apoio sempre presente da FPF, defendendo, depois, que a retoma da atividade é um facto, sendo agora tempo de ir em frente com “mais força” nomeadamente com a construção da Academia da AFC, a que só falta escriturar o terreno em análise pela Câmara Municipal de Coimbra.

O programa Crescer 2024 da FPF que permitirá à AF Coimbra “chegar a todos os clubes e às escolas”, antecedeu, na fase final do discurso, o elogio a Fernando Gomes que, por tudo o que fez tornou-se o maior presidente da FPF, mas também o maior dirigente desportivo de todos os tempos.