Academia AFC é sonho de décadas tornado realidade
A Câmara Municipal de Coimbra (CM Coimbra) aprovou esta sexta-feira por unanimidade a proposta da Divisão de Desporto de protocolo de cooperação entre o Município de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra (AFCoimbra) para a cedência do Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro.
29 agosto 2025
Associação
O Presidente da AF Coimbra, Vítor Simões enaltece a postura em todo o processo da Câmara Municipal de Coimbra, nomeadamente do Presidente José Manuel Silva e do Vereador Carlos Matias Lopes, que assumiram a Academia AFC como um projeto prioritário, reconhecendo o contributo da AF Coimbra na promoção do desenvolvimento desportivo, formação educativa e
sociocultural da comunidade da região de Coimbra.
Concretizado pilar do programa eleitoral
apresentado pela atual Direção aos Clubes filiados
O líder da Associação conimbricense considera que a decisão favorável do executivo camarário recompensa o trabalho desenvolvido na concretização de um sonho de décadas, nomeadamente do anterior Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes, e um dos pilares do programa eleitoral apresentado pela atual Direção aos Clubes filiados. “Tudo fizemos para que a Academia AFC fosse realidade, de modo a garantirmos melhores condições de treino às seleções distritais de futebol femininas e masculinas, mas sem nunca esquecermos a melhoria das condições para acolhermos os representantes dos nossos Clubes, o funcionamento dos serviços, a organização de eventos desportivos e o desenvolvimento das ações formativas essenciais como as dos técnicos, dirigentes e árbitros.
Recorde-se que a 2 de maio de 2024, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Coimbra celebraram um contrato-programa que prevê a transferência pela FPF para a AF Coimbra dos fundos previstos no Regulamento do Projeto das Academias e Centros de Treino das Associações Distritais e Regionais.
O Presidente da AF Coimbra, Vítor Simões salienta e agradece o apoio e a sensibilidade da FPF na concretização da Academia AFC, que ilustra o excelente relacionamento pessoal e institucional existente entre as duas entidades, destacando “o contributo da FPF criação de infraestruturas dedicadas à formação de novos(as) atletas e que é merecedor dos maiores encómios”.
A atribuição pela FPF à AF Coimbra do Torneio Lopes da Silva 2025, o maior torneio de futebol sub 14 realizado em Portugal, e a proximidade reiterada em vários projetos, programas e eventos desportivos, “atestam a relevância da AFC no contexto federativo e a elevada qualidade e prestígio do trabalho desenvolvido pelos Clubes e pela Associação”.
O acordo aprovado esta sexta-feira, é válido por quatro anos [renovável obrigatoriamente num período de 30 anos conforme o regulamento do fundo da FPF], estabelece as condições de utilização e gestão partilhada do Estádio, tendo em vista o desenvolvimento do futebol distrital, da formação desportiva e da dinâmica associativa.
Caso CM Coimbra e AF Coimbra não celebrem novo contrato-programa de desenvolvimento desportivo, por decisão discricionária do Município, este ficará obrigado a ressarcir a AF Coimbra pelo valor das contrapartidas de interesse público que a AF Coimbra tenha comprovadamente de devolver à FPF.
Cobertura da bancada, auditório, relvado sintético
e reparação do estádio
Nos termos do protocolo, a AFC passa a dispor da gestão dos espaços integrados no Estádio, assegurando a organização de competições oficiais – incluindo as finais da Taça AFC e da Supertaça AFC, jogos das Seleções Nacionais e Seleções Distritais – e promovendo a instalação da futura Academia de Futebol.
A Academia, a título de contrapartida de interesse público, inclui novos equipamentos de apoio, nomeadamente um campo relvado sintético, auditório e a cobertura da bancada fixa, bem como a reparação de todas as fendas e infiltrações existentes no estádio.
Por seu turno, o Município de Coimbra mantém o direito de utilizar ou ceder a terceiros o Estádio para eventos desportivos e culturais, mediante comunicação prévia, comprometendo-se a garantir a manutenção do relvado e os encargos com energia e abastecimento de água.
Está ainda previsto o tempo de utilização necessário para a realização anualmente dos Torneios Mendes Silva, Jorge Lemos pela AF Coimbra, CM Coimbra e Clube da Comunicação Social de Coimbra.
O acordo salvaguarda a utilização do Estádio por outras entidades desportivas locais, incluindo o Clube União 1919, a Secção de Râguebi da Associação Académica de Coimbra e Comité Regional de Râguebi.
Com a Academia, processo em que a AFC assumiu desde a primeira hora uma posição construtiva e de respeito pelo interesse público, com efetivas mais-valias no Estádio Municipal Sérgio Conceição, o Presidente da AF Coimbra, Vítor Simões, assegura, a concluir, que a Associação de Futebol de Coimbra “inicia um ciclo de modernidade que queremos impactante na vida de uma Instituição Centenária, de Utilidade Pública, determinante na formação desportiva e social de milhares de crianças, jovens, adultos e seniores e que, a partir de agora, tem condições para encarar o futuro com renovada esperança”.