Com forte a adesão por parte dos Clubes filiados na AF Coimbra, a cerimónia reuniu no Hotel D. Inês, em Coimbra, representantes de mais três dezenas de clubes, bem como Autarcas e representantes de várias Câmaras Municipais da região, nomeadamente, o Vereador do Desporto da CM Cantanhede, Adérito Machado, o Vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Lopes, o Vereador do Desporto da CM O. Hospital, Nuno Ribeiro, a Vice Presidente da CM Penacova, Magda Rodrigues, o Vereador do Desporto da CM Soure, Gil Soares, o Chefe do Serviço Juventude e Desporto da CM Figueira da Foz, Nuno Rola e o Técnico da Divisão de Desporto da CM Lousã, Aurélio Gonçalves.

O Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes, o Presidente da AG da AF Coimbra, Braga da Cruz, os Vice presidentes da AF Coimbra, Gabriel Fernandes e Vítor Simões, o Vice Presidente da FPF, José Couceiro, o Diretor da FPF, Júlio Vieira, entre outras personalidades, participaram na sessão.

Na intervenção que produziu o Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes mostrou-se determinado em prosseguir o desenvolvimento das modalidades, salientando a necessidade de cada vez existirem mais e melhores infraestruturas, tendo em conta os desafios que enfrentam os Clubes - a quem agradeceu - num tempo em que se reverifica a transformação evolutiva de todos os sectores da sociedade. As Autarquias, salientou o dirigente, têm desenvolvido um papel muito positivo no processo evolutivo dos Clubes e do desporto no seu todo, sendo centro "que ainda há trabalho a fazer". Ambiente positivo, responsabilidade e apoio médico são métricas que Horácio Antunes que defende como essenciais para a simbiose perfeita, nos clubes, entre atletas, estrutura e competição.

Por seu turno, o Vice Presidente da FPF, José Couceiro elogiou o desempenho da AF Coimbra no processo de Certificação de Entidades formadoras , com 84 clubes em processo e uma taxa de certificação de 50 por cento, valores em evolução a curto prazo, pelo que a meta dos 100 por cento está perto de ser alcançada.

O processo de Certificação de Entidades Formadoras permite, salientou, o aumento da capacitação dos Clubes na oferta que proporcionam às "nossas crianças e aos nossos adolescentes, o que é essencial na formação de melhores atletas, dirigentes, adeptos e, principalmente, melhores cidadãos".

Na análise ao trabalho formativo desenvolvido em Portugal, o dirigente da FPFdefende um ritmo próprio para a formação, que não deve acelerar-se, sendo necessário promover, primeiro, a atividade física na pré-escola, o que torna o apoio das autarquias essencial num processo com benefícios claros: "um euro investido na atividade física representa uma poupança de 4 euros no Serviço Nacional de Saúde", sublinhou.

A concluir, o Vice Presidente da FPF, José Couceiro agradeceu aos Clubes, Autarquias, Sub-comissões distritais e a toda a estrutura nacional o contributo para a evolução "muito positiva" que se regista, com influência determinante do processo de Certificação de Entidades Formadoras.

Clubes Certificados 2021/2022

Futebol masculino

4 estrelas

Académica OAF

Académica SF

Naval 1893

Clube Condeixa

União 1919

3 estrelas

Ançã FC

CD Lousanense

Esperança AC

FC O. Hospital

Ginásio Clube Figueirense

GR Vigor da Mocidade

Mocidade FC

2 estrelas

AD Poiares

AD Nogueirense

AR Casaense

CD Assafarge

CR Praia da Leirosa

UD Tocha

CBFF

AC Montemorense

CDR Penelense

CD Gambo

COJA Cl Op Jardim Alva

GD Pampilhosense

RC Brasfemes

Sanjoanense AC

Sporting Cl Povoense

UC Eirense

Futebol Feminino

3 estrelas

UR Cadima

CBFF

Clube Condeixa

Futsal Masculino

4 estrelas

CS São João

2 estrelas

Associação Granja Ulmeiro

CP Miranda do Corvo

CB Montemor o Velho

1 estrela

Clube Domus Nostra

CBFF

Academia Condeixa

CSCD Paleão Norte e Soure

Futsal Feminino

CBFF

ARCD Venda da Luísa