A AFC detém um património histórico importante e essencial para a compreensão do futebol em Coimbra e por extensão a nível nacional. Conta com fontes documentais e materiais (não livro) no seu acervo.
O documento mais antigo existente no seu arquivo é o livro com a inscrição “Caixa”, onde era feita a contabilidade da instituição, com as entradas do “Deve” (receitas) e “Haver” (despesas). Os primeiros registos datam de novembro de 1922, cerca de um mês depois do surgimento da AFC. Este livro é um dos mais de 50 volumes que existem no acervo da AFC e cuja listagem o leitor pode encontrar no primeiro ponto do catálogo que aqui disponibilizamos em PDF.
O primeiro ponto deste catálogo dedicado ao Acervo é relativo precisamente à documentação existente no fundo documental da AFC, englobando os livros de atas e outros volumes da AFC, assim como a documentação geral coletada pela AFC desde os anos 1920 até à atualidade. Este ponto fecha com outros documentos identificados, de perfil relevante e guardados em pastas autónomas.
No segundo ponto deste catálogo, o leitor pode encontrar a listagem de documentação existente no arquivo da AFC relativa à Direcção-Geral de Educação Física, Desporto e Saúde Escolar e à Federação Portuguesa de Futebol. Menção especial, neste segundo ponto, para a documentação pesquisada nos arquivos do Ginásio Clube Figueirense e para os documentos cedidos, a título pessoal, por Gilberto Gonçalves, figura histórica da arbitragem em Coimbra e da própria AFC.
Finalmente, no terceiro ponto encontra-se o que as Ciências da Informação caracterizam como “material não livro”, que no caso AFC assenta em objetos, como galhardetes, taças e troféus, retratos, bandeiras, faixas, entre outros.
Livro AFC Acervo - Miolo.pdf