"Temos feito um belo trabalho nesses dois projetos, Mas ainda temos um longo caminho pela frente", começou por dizer Vítor Simões. "O Walking football, projeto iniciado pela Federação Portuguesa de Futebol, tem sido um sucesso. É importante que todas as pessoas façam atividade física. O projeto está no terreno, mas, claro, ainda estamos numa fase embrionária. Também apoiamos e estimulamos a promoção de vários eventos para os mais jovens. As atividades desenvolvem-se por fases e incentivamos a participação dos clubes. Contamos com a organização local dos próprios clubes, de acordo com as possibilidades de cada um claro", sustentou.
Além do desporto-rei, há outras modalidades em expansão, casos do futsal e do futebol de praia: "Acredito que a equipa masculina do Buarcos [Figueira da Foz] possa ser campeão no futebol de praia. A equipa feminina já o é!"
Confessando a paixão pelo desporto de formação e pelas festas-convívio no final de época - "Recebemos mais de mil crianças e a iniciativa envolve mais de cinco mil pessoas" -, Vítor Simões deixou para o fim a novidade que tinha para anunciar: "Assinámos um protocolo com a Câmara Municipal de Coimbra para a construção de um campo de futebol de 11 e outro de futebol de sete. E dentro da infraestrutura já existente vamos fazer um auditório. Vamos ter condições para as nossas seleções distritais. As obras são financiadas em grande parte pela Federação Portuguesa de Futebol. Sem o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, seria impossível."
Após o final da comunicação, o Presidente da FPF, Pedro Proença agradeceu o trabalho desenvolvido pela AFC e o contributo do Presidente, Vítor Simões e do Diretor de Comunicação, Mário Nicolau no Portugal Football Summit 2025.